SOLIDARIEDADE

CONTATOS Família em Ação - CAT PREVICAT

Abencat – Amizade e Solidariedade

Um dos propósitos importantes de nossa Associação é ajudar na preservação das amizades que construímos no nosso tempo de trabalho, e naturalmente essas amizades se formaram com as pessoas que estavam mais próximas de nós e com as quais tínhamos maior nível de afinidade e linha de interesses comuns.

Atualmente já não temos oportunidade de encontrar diariamente esses nossos amigos, assim a Abencat acaba sendo um ponto de referência para propiciar e manter esse contato através de suas promoções, como também fonte de informações, através de seu Banco de Dados, para se obter telefone ou endereço de um velho amigo que Você há tempos não contata.

Ou seja, a Abencat, como instituição, não tem a capacidade por si só de garantir os laços de amizades de seus associados, essa manutenção e preservação depende de cada um e de todos nós; ela pode ser um agente facilitador e/ou indutor desse processo.

Mas ao falarmos de amizade, um sentimento que se associa quase automaticamente é o da solidariedade, a propósito, somos mais sensíveis, temos maior disposição e até mais jeito para ajudar a pessoas que melhor conhecemos e de que gostamos. Na altura dessas ponderações, ocorre-nos alguns comentários de nossos associados, principalmente em funerais, quando todos são chamados a reflexões e eventuais lamentações, da seguinte ordem : a Abencat poderia ter prestado maior solidariedade ao “de cujus”, durante sua enfermidade; fulano de tal, nosso amigo, está doente e a Abencat não tem ninguém para visitá-lo; beltrano, nosso companheiro de grandes jornadas, está precisando de apoio moral e ninguém aparece para dar uma força, etc...

Na realidade, parece pesar um pouco em nossa consciência não demonstrar solidariedade e prestar apoio sócio emocional a um ex colega / amigo de trabalho numa situação mais difícil, e tentamos transferir para a “instituição” esse encargo. Enfatizamos, quem tem melhores condições de ajudar é aquele que tem maior proximidade, maior conhecimento, maior amizade. A Abencat designar um diretor ou conselheiro para fazer uma visita, sem que o indicado tivesse relacionamento anterior com o carente, não teria grande efeito, e dependendo das circunstâncias poderia gerar até eventual embaraço. Mas, por certo, um diretor ou conselheiro acompanhando um amigo dessa pessoa poderia criar um clima bastante positivo e proveitoso no contato. Assim se Você deseja visitar um amigo doente e/ou carente e quiser a companhia de um dirigente da Abencat, sempre haverá alguém disponível para acompanhá-lo. Manifeste essa intenção entrando em contato pelo e-mail abencat@abencat.com.br ou pelo telefone (19) 3435-5358.

Importante, a Amizade verdadeira se corrobora com nossa disposição de Solidariedade!