CONTATOS CATERPILLAR PREVICAT

PARCERIAS e CONVÊNIOS


PARCERIAS COM REDES FARMACÊUTICAS

É indiscutível a importância dos medicamentos e seu significativo peso no orçamento familiar, e de peso ainda maior quando se considera a faixa etária em que nos situamos. Por essas razões procuramos, naturalmente, as melhores condições e descontos na compra dos medicamentos que necessitamos.

Diante deste quadro, a nossa Diretoria, em seu primeiro ano de gestão, entre outros projetos que estão sendo desenvolvidos, ou até já o foram, como o da Assistência Jurídica e o da Ajuda Solidária, definiu como de alta prioridade o projeto sobre Medicamentos, objetivando pesquisar, fornecer informações e promover ações para facilitar e favorecer todos associados no acesso a esses itens tão necessários a nossa saúde, em complemento à boa Assistência Médica que já temos através da PREVICAT. A propósito, Gestões anteriores da Associação se empenharam em obter formas de subsídio de medicamentos junto à CBL / PREVICAT, ou forma de coparticipação em convênios com redes farmacêuticas mantidos para os funcionários ativos, não tendo havido êxito nessas iniciativas pelas condições adversas da conjuntura reinante e entraves com a política da Corporação para esse tipo de concessão ou participação.

Assim a nossa ABENCAT se pôs a campo, e temos agora a satisfação de anunciar os progressos que pudemos fazer nas pesquisas e tratativas empreendidas pelo grupo de Diretores que se encarregou do assunto:

Parcerias com Redes Farmacêuticas – com base em ampla pesquisa abrangendo as maiores redes farmacêuticas do País, foi procurado identificar aquelas que pudessem melhor atender a distribuição de nossa população de associados, que tivessem programas de parcerias mais compatíveis com a estrutura e serviços de nossa Associação e que oferecessem boas condições de descontos e facilidades de atendimento.

Através desses critérios foram escolhidas e firmadas parcerias com duas grandes redes, a Rede de Farmácias Droga Raia / Drogasil, que possui 2162 farmácias espalhadas pelo Brasil, presentes em 381 cidades em 23 Estados Brasileiros, e a Rede Drogal, com 188 farmácias distribuídas em 77 cidades do Interior de São Paulo, onde se concentram mais de dois terços de nossa população de Associados. Mediante essas parcerias os associados da ABENCAT e seus dependentes poderão receber atendimento diferenciado, com descontos especiais nas Redes citadas.


• Informações e dicas para acesso e utilização de farmácias oficiais - Farmácia Popular do Brasil, Farmácia de Alto Custo e Farmácias Municipais.

No próximo tópico você encontrará informações e orientações sobre acesso e uso dessas parcerias e das farmácias oficiais.

Eventuais dúvidas com relação ao funcionamento das parcerias anunciadas, que passa a vigorar a partir da presente data, podem ser esclarecidas na Secretaria da Associação, com Alex, pelo e-mail abencat@abencat.com.br ou pelo telefone celular (19) 99920-5651; o telefone fixo 3435-5358, está temporariamente inativo, enquanto o Vila Saúde estiver fechado, em decorrência da pandemia.

PARCERIAS - Informações e instruções para acesso ao atendimento através das farmácias da Rede Droga Raia / Drogasil e da Drogal


• INSTRUÇÕES E ORIENTAÇÕES GERAIS

- Os Associados e seus dependentes estão inscritos no cadastro das duas Redes Parceiras, a partir de informações enviadas pela ABENCAT, conforme autorização coletada recentemente, estando assim habilitados a receber o atendimento especial, identificando-se no ato da compra, conforme estabelecido na respectiva parceria, abaixo informado. Uns poucos associados e respectivos dependentes não foram inscritos, respeitando suas expressas manifestações para que não fossem repassados seus dados pessoais às Redes Parceiras.

- Tanto o Associado como seu dependente poderão efetuar suas compras e obter os descontos previstos no contrato de parceria, efetuando o correspondente pagamento dentro de alguma das modalidades praticadas pela farmácia procurada (cartão de crédito, a vista ou parcelado, cheque, etc.). Pode inclusive adquirir medicamentos através da parceria para parentes ou até amigos, sendo o responsável pelo pagamento, pelo que deve-se atentar que essa extensão não venha a comprometer o respectivo orçamento.

- O atendimento da farmácia respeitará sempre os procedimentos farmacêuticos / médicos vigentes, como por exemplo, a exigência de apresentação de receitas médicas específicas, dependendo do caso.

- Nos contratos das parcerias, conforme demonstrado no item abaixo para cada uma das Redes, estão previstos os descontos mínimos garantidos; são levemente diferentes entre uma e outra. Observe-se que ambas Redes garantem os eventuais descontos maiores que estejam vigorando no ato da compra, em razão de promoção e/ou campanha comercial sendo realizada. Os atendentes estão instruídos para sempre aplicar os descontos maiores, no entanto vale a pena perguntar ou até “pechinchar” pelos maiores descontos.

- Alguns medicamentos não são passíveis de descontos, são medicamentos constantes da chamada “lista de exceção”. Vários desses medicamentos têm descontos diretos pelos laboratórios fabricantes e, nesses casos é preciso fazer cadastro junto a esses laboratórios para receber os descontos; o atendente da farmácia, normalmente já está familiarizado com o assunto, poderá efetuar o cadastro na hora, e fornecer de imediato o medicamento com o desconto do fabricante.

- Embora as Redes Parceiras tenham reconhecida competitividade nos mercados farmacêuticos em que atuam, poderá haver situações e/ou campanhas especiais em que outras redes possam oferecer condições mais vantajosas. Sempre que possível, e principalmente quando de aquisição de medicamentos mais caros, é válido que o associado faça sua pesquisa antes da compra; há sites de “consulta preços” que podem ajudar na pesquisa. Cabe observar ainda a existência de sites de venda de medicamentos pela internet, que oferecem preços especiais, cabendo atentar, nestes casos, para a confiabilidade do site acessado, preços de frete e tempo de entrega do produto.

- A ABENCAT não tem qualquer responsabilidade, em nenhuma hipótese, pela opção de compra efetuada pelo associado ou seu dependente, ficando o associado inteiramente responsável pela escolha e correspondente pagamento.


• PARCERIA COM A REDE DE FARMÁCIAS DROGA RAIA / DROGASIL

- A Rede Droga Raia / Drogasil, atualmente, possui 2162 farmácias filiadas (sendo 943 da Droga Raia e 1219 da Drogasil), espalhadas por 381 cidades em 23 Estados Brasileiros. Salvo exceções, nas localidades de residência de nossos associados existe uma ou mais farmácias dessas Redes. Obter informações detalhadas e distribuição geográfica / endereços das farmácias nos sites: www.DrogaRaia.com.br e www.drogasil.com.br.

- O associado e seu dependente já estão inscritos no cadastro da Rede dentro da parceria ABENCAT, e suas identificações serão através da apresentação do respectivo “Cartão Univers”, que será enviado pelos Correios a todos. Tão logo recebam seus cartões já estarão aptos a fazerem suas compras na Rede Droga Raia / Drogasil.


- Descontos concedidos:
Medicamentos Tarjados de Marca (Referência) = 19%
Medicamentos Tarjados Genéricos = 32,5%
Medicamentos Tarjados em ofertas, variável para cada filial = até 70%
Medicamentos OTC (que podem ser vendidos sem receita médica) / Higiene Pessoal / Perfumaria / Beleza = até 25%.

PARCERIA COM A REDE DE FARMÁCIAS DROGAL

- A Rede Drogal, atualmente, possui 188 farmácias filiadas, distribuídas em 77 cidades do interior de São Paulo. A Rede Drogal tem ampla cobertura na região de Piracicaba, onde se concentram mais de dois terços da população de associados. Veja no site da Rede Drogal informações de distribuição / endereços de suas farmácias, www.drogal.com.br .

- Os associados e seus dependentes já estão cadastrados nos sistemas da Rede Drogal, e devem se identificar informando o número do CPF e apresentação de documento pessoal com foto (RG, CNH ou outro). A Rede Drogal não trabalha com cartão próprio de identificação.


- Descontos concedidos:
Medicamentos Tarjados de Marca (Referência) = mínimo de 20%
Medicamentos Tarjados Genéricos = mínimo de 30%
Medicamentos Manipulados = mínimo de 30%
Medicamentos OTC (que podem ser vendidos sem receita médica) / Higiene Pessoal / Perfumaria / Beleza = depende da promoção das lojas.


FARMÁCIAS OFICIAIS – INFORMAÇÕES SUMÁRIAS

Farmácia Popular do Brasil

O programa Farmácia Popular do Brasil foi criado para oferecer à população alternativa de acesso a medicamentos considerados de uso contínuo / essenciais.

Atualmente, o programa funciona, com subsídios do Governo Federal, através de farmácias de Redes Privadas, credenciadas e identificadas pela bandeira “Aqui tem Farmácia Popular”. Através do programa são oferecidos medicamentos gratuitos para hipertensão (pressão alta), diabetes e asma; e medicamentos com descontos de até 90% indicados para colesterol alto, rinite, osteoporose, glaucoma e Parkinson. Há também cobertura, através do programa, para fraldas geriátricas e anticoncepcionais.

As duas Redes Parceiras possuem farmácias, nem todas, atendendo com a bandeira “Aqui tem Farmácia Popular”, consulte se a farmácia, em que você estiver, possui o programa, senão peça indicação daquelas que operam através dessa bandeira.

Se você ou seu dependente é portador de alguma das doenças mencionadas, solicite ao seu Médico sobre a eficácia e prescrição de medicamentos que se enquadrem dentro do programa. No ato da aquisição / aviamento da receita, a farmácia cuidará do procedimento para fornecer os medicamentos prescritos dentro do programa, a custo zero ou com grande desconto dependendo da doença de que é portador.


Farmácias de Alto Custo

Farmácias de Alto Custo estão disponíveis em boa parte das Cidades / Estados Brasileiros, são mantidas com coparticipação dos Governos Federal / Estadual, destinam-se ao fornecimento de medicamentos de alto custo para portadores de Hepatite C, Câncer, AME e outras patologias graves.

Para ter acesso a esses medicamentos, há que se cumprir os seguintes passos: 1- Obter um laudo médico + receita médica especificando a patologia e o remédio necessário; 2 – Possuir o Cartão Nacional de Saúde (SUS), que pode ser obtido num Posto Básico de Saúde de sua Cidade; 3 - Com esses documentos, mais documentos pessoais e comprovante de endereço, ir a uma Unidade de Saúde responsável por receber a solicitação de remédios de alto custo, e fazer o pedido; solicitar cópia do pedido ou protocolo para acompanhar a aprovação do pedido. Com o pedido aprovado, o fornecimento do medicamento será fornecido dentro de rotina e periodicidade estabelecidas.

Normalmente o seu Médico pode lhe dar orientações gerais sobre medicamentos enquadrados na categoria de alto custo, ou dirija-se a uma Unidade de Saúde de sua Cidade para receber mais detalhes a respeito.


Farmácias Municipais

A maior parte da cidades possuem Farmácias Municipais que atendem respectivas populações, fornecendo medicamentos dentro de listas preestabelecidas, mediante receitas médicas, quer do SUS ou de Médicos Particulares. Pela multiplicidade de critérios, endereços e horários de atendimento obter informações específicas em uma Unidade de Saúde de sua Cidade.


Observações:

- Além das farmácias acima mencionadas, existem Serviços Específicos e/ou Campanhas para fornecimento e distribuição de vacinas e medicamentos para doenças infecto contagiosas; informações a respeito podem também ser obtidas na Unidade de Saúde de sua Cidade.

- As informações sobre as Farmácias Oficiais são preliminares para dar indicações de suas existências, e os procedimentos para acesso e utilização podem variar dependendo das localidades a que se refiram. O seu médico, normalmente tem conhecimento do funcionamento das Farmácias Oficiais disponíveis em sua cidade, peça sua orientação e/ou indicações a respeito.


Todos os direitos reservados.
ABENCAT ASSOCIAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS DA CATERPILLAR - 2013